O II Seminário Internacional Elogio da Escola é uma ação que advéde um projeto iniciado em 2016, sob a coordenação das professores Geovana Lunardi Mendes (FAED/UDESC), Ana Maria Preve (FAED/UDESC) e Karen Christine Rechia (CA/UFSC). Na ocasião, realizou-se um conjunto de atividades voltadas a pensar a escola em sua dimensão pública, em seus espaços, tempos, gestos e materialidades. Dentre estas, ressaltamos o I Seminário Internacional “Elogio da Escola”, precedido por um seminário preparatório dedicado ao estudo do livro “Em

defesa da Escola: uma questão pública”, de Marteen Simons e Jan Masschelein. O seminário preparatório foi ministrado pelo prof. Jorge Larrosa. Em 2016, o projeto “Elogio da Escola” promoveu igualmente um ciclo de cinema e um exercício teórico e prático, intitulado “Derivas”.

Tais atividades resultaram numa obra intitulada “Elogio da Escola”, organizada por Jorge Larrosa e publicada pela editora Autêntica em 2016.

Em 2017, o projeto promoveu um ciclo de palestras voltado a pensar o lugar de uma Faculdade de Educação na conjuntura atual, considerando a urgência de reflexões acerca da formação de professores. As palestras foram sediada na UDESC – campus Florianópolis - e angariaram um grande público de alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores interessados e muitos professores de educação básica.

.