Programa de Extensão

Elogio da Escola (FAED/UDESC)

O programa Elogio da Escola* (UDESC/FAED) tem como objeto primeiro a educação. Assistimos, no tempo presente, a uma série de disputas que visam definir temas, objetivos e práticas concernentes ao ato docente. Estas disputas partem, muitas vezes, de pressupostos político-partidários que fragilizam e descaracterizam o potencial transformador que atribuímos à escola.  

 

Acreditamos que a Universidade e as Instituições de Educação Básica são espaços incontornáveis para qualquer discussão que tenha por objetivo a educação, assim como para a proposição de projetos e definição de ações que procurem qualificar práticas educativas.  A educação não pode ser pensada, planejada e, quiçá, transformada sem a participação dos sujeitos que dedicam-se à ela.  

 

Neste sentido, o programa Elogio da Escola pretende construir espaços de reflexão e proposição a partir do diálogo entre a universidade e as instituições de educação básica. A formação docente inicial, a formação continuada e a prática docente efetiva tornam a articulação destes espaços assim como do conhecimento neles produzidos uma demanda imprescindível. 

* O Programa de Extensão é formado atualmente pelas profas. Caroline Jaques Cubas (Faed/Udesc), Karen Christine Rechia (CA/UFSC) e pelo aluno Leonardo Pamplona (História/FAED) e pelas alunas Amanda Nicoleit (História/FAED) e Ariane Duarte (História/FAED)

*